PCMG realiza trabalho de prevenção de incêndio na Serra do Papagaio

PCMG realiza trabalho de prevenção de incêndio na Serra do Papagaio












Divulgação/PCMG

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), entre os dias 10 a 14 de julho, realizou trabalho de investigação das causas de recorrentes incêndios florestais no Parque Estadual da Serra do Papagaio, no Sul do estado. A ação foi realizada pela equipe da Delegacia Especializada de Crimes contra o Meio Ambiente (Dema), em trabalho integrado com o Instituto Estadual de Florestas (IEF), visando prevenir as queimadas na reserva.

O parque abrange os municípios de Aiuruoca, Alagoa, Baependi, Itamonte e Pouso Alto. Possui mais de 1.200 nascentes de água e é considerado um santuário da Mata Atlântica do estado.

No local existem diversas espécies endêmicas e, até mesmo, ameaçadas de extinção, como o urubu-rei, onça-pintada, mono carvoeiro, macaco sauá, dentre outras.

Nesta época do ano, há altas incidências de incêndios florestais que, em razão do clima seco, tendem a estender-se e atingir proporções desastrosas. Durante os trabalhos, a equipe de policiais civis se deparou com o início de um foco de incêndio, o qual foi controlado em razão da rápida atuação dos investigadores da PCMG em conjunto com equipe do IEF e de militares do Exército.

Fonte: Polícia Civil de MG