Comarca de Paracatu recebe Oficina Gerencial e Jurídica do TJMG

Comarca de Paracatu recebe Oficina Gerencial e Jurídica do TJMG
Mesa de honra durante a abertura da Oficina Jurídica e Gerencial na Comarca de Paracatu (Crédito: Silvana Monteiro/Ejef)












O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), realizou, na quinta-feira (10/8) e nesta sexta-feira (11/8), na Comarca de Paracatu, no Noroeste do Estado, mais uma etapa da Oficina Jurídica e Gerencial, acompanhada de visitas a escolas dentro do programa Conhecendo o Judiciário. O evento foi conduzido pelo 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Ejef, desembargador Renato Dresch. Todas as ações foram realizadas no Fórum Martinho Campos Sobrinho, no Centro de Paracatu.

Not---2--Oficina-Gerencial-e-Juridica-em-Paracatu.jpg
Mesa de honra durante a abertura da Oficina Jurídica e Gerencial na Comarca de Paracatu (Crédito: Silvana Monteiro/Ejef)

No primeiro dia do evento (10/8), foi realizada reunião com os servidores da comarca. O encontro teve a presença do desembargador Renato Dresch; do juiz auxiliar da 2ª Vice-Presidência do TJMG Carlos Márcio de Souza Macedo; do diretor do Foro da Comarca de Paracatu, juiz José Rubens Borges Matos; da coordenadora do Núcleo Regional da Ejef de Paracatu, juíza Paula Roschel Husaluk; da responsável pela Gerência Administrativa de Formação (Gefor), Lorena Assunção Belleza Colares, representando a diretora executiva de Desenvolvimento de Pessoas (Dirdep), Ana Paula Andrade Prosdocimi da Silva, e do responsável pela Gerência de Jurisprudência e Publicações Técnicas (Gejur), Thiago Israel Simões Doro Pereira, representando o diretor executivo de Gestão da Informação Documental (Dirged), Fernando Rosa, além de servidores, gestores, assessores, assistentes sociais, psicólogos e servidores da administração dos foros das comarcas pertencentes ao Núcleo Regional de Paracatu.

Em seguida, foi realizada reunião com os magistrados da região. Além de Paracatu, a comarca inclui as cidades de Arinos, Bonfinópolis de Minas, Buritis, João Pinheiro, Unaí e Vazante. O encontro promoveu troca de experiências e sugestões sobre gestão de pessoas e de processos de trabalho, sugestões para realização de cursos pela Ejef que atendam às demandas da região e o estímulo à continuidade das visitas às escolas, dentro do programa Conhecendo o Judiciário.

Not---5---Oficina-Gerencial-e-Juridica-em-Paracatu.jpg
Comitiva de membros da Escola Judicial ao lado de magistrados do Núcleo Regional de Paracatu
(Crédito: Silvana Monteiro/Ejef)

Inteligência Artificial nos atos judiciais

Nesta sexta-feira (11/8), foram realizadas as oficinas Gerencial, Jurídica e Humanossocial. A mesa de honra da solenidade de abertura contou com as presenças do 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Ejef, desembargador Renato Dresch; do juiz auxiliar da 2ª Vice-Presidência do TJMG, Carlos Márcio de Souza Macedo; da coordenadora do Núcleo Regional da Ejef de Paracatu, juíza Paula Roschel Husaluk; da responsável pela Gerência Administrativa de Formação (Gefor), Lorena Assunção Belleza Colares, representando a diretora executiva de Desenvolvimento de Pessoas (Dirdep), Ana Paula Prosdocimi; do responsável pela Gerência de Jurisprudência e Publicações Técnicas (Gejur), Thiago Israel Simões Doro Pereira, representando o diretor executivo de Gestão da Informação Documental (Dirged), Fernando Rosa, e do juiz Robert Lopes de Almeida, da 5ª Vara Cível da Comarca de Betim.

"Essa é uma ação muito importante da Escola Judicial, pois trabalhamos com uma horizontalização e interiorização das atividades e tem sido muito importante trazer e levar as informações que coletamos. Temos muitas novas ideias de ações educacionais e percebemos as necessidades das Comarcas de cada região do Estado. Existe uma reciprocidade de aprendizado com essas ações. Sobretudo as visitas às escolas, dentro do Programa Conhecendo o Judiciário, com a valorização e estímulo de atividades motivacionais para os alunos, sobretudo do ensino médio e das faculdades de Direito", disse o desembargador Renato Dresch.

Após a abertura, o juiz Robert Lopes de Almeida, da 5ª Vara Cível da Comarca de Betim ministrou, na etapa gerencial, palestra sobre "Exposição dialogada gestão de processos e gestão de pessoas", com mediação do juiz Carlos Márcio de Souza Macedo, seguida de oficina e grupo e discussão sobre os temas apresentados. A etapa jurídica foi realizada pelo juiz auxiliar da Presidência do TJMG e coordenador da Unidade Avançada de Inovação em Laboratório (UAILab), Rodrigo Martins Faria, com o tema "A implicação da inteligência artificial nos atos judiciais".

Not---6---Oficina-Gerencial-e-Juridica-em-Paracatu.jpg
Oficina do juiz auxiliar da Presidência do TJMG, Rodrigo Martins Faria (ao centro), sobre a implicação da inteligência artificial nos atos judiciais (Crédito: Silvana Monteiro/Ejef)

"O objetivo da palestra foi mesmo de trocar ideias com os colegas e compartilhar experiências e conhecimentos em torno de ferramentas digitais que possam auxiliar a atividade jurisdicional, principalmente as funções de gabinete. Trouxe um pouco do que pesquisamos e prospectamos no mercado, com foco prioritariamente na inteligência artificial e como utilizá-la a nosso favor", disse o magistrado.

A terceira oficina foi a humanossocial, conduzida pelo servidor da Comarca de João Monlevade, Gilberto Alves Rodrigues, e pela psicóloga Fernanda Monteiro de Castro Bhona, da Comarca de Juiz de Fora, com atividades de reflexão individual.

Conhecendo o Judiciário

Nos dois dias do evento, desembargadores e juízes ministraram palestras aos alunos do Centro Universitário Atenas (Uniatenas), da Escola Municipal Professora Márcia Macedo Meireles (CAIC), da Escola Estadual Olindina Loureiro e da Escola Estadual Neusa Pimentel Barbosa.

A iniciativa teve participação do 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Ejef, desembargador Renato Dresch; da desembargadora Maria das Graças Rocha Santos; do desembargador Osvaldo Firmo e dos juízes Rodrigo Martins Faria, Carlos Márcio de Souza Macedo, Robert Lopes de Almeida e Paula Roschel Husaluk, além de servidores e servidoras do TJMG.

Sobre a participação no Conhecendo o Judiciário, o juiz auxiliar da Presidência do TJMG, Rodrigo Martins Faria disse ter sido sua minha primeira visita a uma escola. "Realmente é uma experiência muito gratificante participar desse projeto e ver o interesse dos jovens. Mais do que falar, eu acabei aprendendo muito", afirmou.

Segundo o juiz Carlos Márcio Macedo, essa foi a 16ª Oficina Jurídica e Gerencial promovida no interior de Minas Gerais e o objetivo é realizar mais oito eventos assim nas regionais da Ejef até o primeiro semestre de 2024. "Viemos com todo gás e foram ótimas nossas reuniões, visitas e oficinas na Comarca, com uma excelente receptividade. Sou um apaixonado por esse trabalho e é sempre bom poder interagir com todos os participantes", afirmou.

O diretor do Foro da Comarca de Paracatu, juiz José Rubens Borges Matos agradeceu a realização do evento na Comarca. "Todos os magistrados e servidores de Paracatu e região ficaram muito felizes em receber essa comitiva do TJMG. As apresentações e falas dos desembargadores, juízes e servidores nos engrandeceram com seus ensinamentos e a interação de todos. Só tivemos a ganhar com esse evento", disse.

Not---3--Oficina-Gerencial-e-Juridica-em-Paracatu.jpg
Alunos do Centro Universitário Atenas e a equipe do TJMG durante visita do Programa Conhecendo o Judiciário (Crédito: Silvana Monteiro/Ejef)

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG