MPMG instala 4ª Promotoria de Justiça na comarca de Januária

MPMG instala 4ª Promotoria de Justiça na comarca de Januária












O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) instalou, na última semana, a 4ª Promotoria de Justiça da comarca de Januária, localizada na região norte do estado.

Estiveram presentes na solenidade o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, o corregedor-geral do MPMG, Marco Antônio Lopes de Almeida, a presidente da Associação Mineira do Ministério Público (AMMP), promotora de Justiça Larissa Rodrigues Amaral, o secretário da Promotoria de Justiça de Januária, Diego Leonardo Barbosa Gomes, o diretor do foro da comarca de Januária, juiz de Direito André de Melo Silva, o procurador-geral do município de Januária, Vinícius Guedes, representando o prefeito de Januária, Maurício Almeida e o presidente da Subseção da OAB de Januária, Juliano Carlos Rodrigues Fernandes.

SedeJanuaria_NOTICIA01.jpg

A 4ª Promotoria de Justiça será destinada a atender as áreas de atuação, tais como: criminal, ordem econômica e financeira, execução de pena, Juizado Especial Criminal e Tribunal do Júri, além dos casos que envolvam violência doméstica. Além de Januária, a comarca é composta por mais quatro municípios, Bonito de Minas, Cônego de Marinho, Itacarambi e Pedras de Maria da Cruz, e tem população aproximada de 120 mil habitantes.

Na solenidade, Jarbas Soares Júnior assinou o ato que formaliza a instalação da 4ª Promotoria de Justiça e designou a promotora de Justiça Jéssica Lino Campos Passos para responder pelos atos da nova Promotoria.

SedeJanuaria_NOTICIA04.jpg

Iniciando os pronunciamentos, o secretário das Promotorias de Justiça, Diego Leonardo Barbosa Gomes, destacou que a medida irá possibilitar uma prestação mais eficiente dos serviços públicos, de modo a aperfeiçoar o atendimento das necessidades e desafios da comarca de Januária. "Irá viabilizar, ainda, melhores condições de trabalho a toda equipe, membros, servidores, estagiários e terceirizados. As Promotorias de Justiça de Januária estão fortalecidas e sempre prontas para atender as demandas da população local, com zelo e responsabilidade, dialogando e trabalhando em conjunto com as demais instituições públicas", disse.

O procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, relembrou que esteve presente em Januária na ocasião da instalação da 2ª Promotoria de Justiça, quando era promotor de Justiça. "Eu sou da região e sei da importância de um Ministério Público no norte de Minas estruturado, por várias razões, como problemas de corrupção, degradação do meio ambiente, entre outros. Diante disso, busquei construir as sedes, primeiro em Montes Claros, depois em Januária, São Francisco. Além disso, é preciso que o Ministério Público trabalhe efetivamente em parceria com as Polícias Civil e Militar, com a Polícia Ambiental, com o Poder Judiciário, para que atuemos em favor da sociedade de forma articulada e eficiente. Portanto, a instalação da 4ª Promotoria vem fortalecer a atuação do MPMG, tão necessária à proteção da sociedade", concluiu.

SedeJanuaria_NOTICIA03.jpg

Fonte: Ministério Publico MG