156º Boletim do CTE da ACEL - Sábado (24/08/24) - Amistosos do CT da ACEL
Agradecimentos ao Fábio Araujo de Lima Técnico das Equipes de Base de Bom Jesus da Penha que não mediu esforços para trazer as crianças e proporcionar uma grande oportunidade de aprendizado para as crianças do CT da ACEL.
156º Boletim do CTE da ACEL - Sábado (24/08/24):
Equipe Sub - 13 do CT da ACEL
Equipe Sub - 07 do CT da ACEL com o Sub - 07 de Bom Jesus da Penha
Equipe Sub - 07 de Bom Jesus da Penha
Equipe Sub - 13 de Bom Jesus da Penha
As equipes de Base do CT da ACEL, formadas por atletas beneficiados dos projetos de inclusão social, liderados pelo Monitor/Instrutor Gean Vieira realizaram ótimas partidas com as experientes equipes de base de Bom Jesus da Penha lideradas pelo Fábio. Também ficaram ótimos os novos uniformes de jogo nas crianças! E parabéns a todos que participaram e que direta ou indiretamente tem contribuído com seus esforços para levar a frente o CT da ACEL! Aprender a ganhar e aprender a perder fazem parte do desenvolvimento, aprendizado e formação do futuro da comunidade representado nessas fotos das crianças!
Agradecimentos ao Fábio Araujo de Lima Técnico das Equipes de Base de Bom Jesus da Penha que não mediu esforços para trazer as crianças e proporcionar uma grande oportunidade de aprendizado para as crianças do CT da ACEL.
Manutenção e Reforma do Campo
Apesar da ausência de subvenções ou apoio de políticos locais das atuais gestões do Executivo e do Legislativo, a manutenção e reforma do campo do CTE da ACEL continuam em andamento. Todo o trabalho vem sendo realizado de forma voluntária inclusive a condução dos treinos, o que gera custos que teremos que cobrir futuramente. Vale destacar que os mandatos dos poderes Executivo e Legislativo se encerram em dezembro de 2024.
Desafios e Desapontamentos
Infelizmente, temos enfrentado significativos desafios na obtenção de apoio do poder público. Tanto a Prefeitura quanto os vereadores têm se omitido em relação às nossas necessidades diárias de manutenção e reforma, obrigações que, em tese, deveriam ser compartilhadas com eles. Nossa recusa em participar de esquemas questionáveis solicitados resultou na falta de apoio e, em alguns casos, até em tentativas de obstrução de nosso trabalho.
Apesar dessas adversidades, continuamos firmes, contando com a dedicação inabalável de voluntários que acreditam em nossa missão. A todos que nos ajudam a manter nosso propósito vivo, nosso sincero agradecimento.
Nosso Trabalho de Inclusão Social
"Temos atividades que abrangem desde crianças de 5 anos até a melhor idade, incluindo os Masters da Vila! Atualmente, contamos com 60 atletas beneficiados inscritos. A alegria das crianças é nossa maior recompensa! Parabéns a todos!", afirma Marcelo Luís, Presidente da ACEL (Associação Comunitária do Esporte Clube Lavapés) e Gestor do CTE da ACEL
História e Impacto do CTE da ACEL
O CTE da ACEL (Centro de Treinamento Esportivo da Associação Comunitária Esporte Clube Lavapés), localizado em Nova Resende, no sudoeste de Minas Gerais, na Rua Manoel Custódio, 1131, Bairro Lavapés, é um projeto de inclusão social sem fins lucrativos, em funcionamento desde julho de 2022. Em junho de 2023, encerrou-se o financiamento proveniente do Ministério do Esporte, mas uma nova Comissão Técnica assumiu voluntariamente para garantir a continuidade dos trabalhos de inclusão social.
Os treinos ocorrem às quartas e sextas-feiras, a partir das 18h40, no campo da instituição esportiva, uma OSC (Organização da Sociedade Civil) que, ao longo dos anos, tem sido um pilar na comunidade, promovendo projetos inovadores como a Rua de Lazer do SESC (realizada sete vezes, incluindo uma edição independente na praça Santa Rita), treinos gratuitos para crianças e adolescentes (coordenados por Itamar Pereira durante 20 anos), além de cerca de 20 torneios em várias categorias nos últimos 10 anos.
Apoio e Sustentabilidade
O custeio do CTE da ACEL, de julho de 2022 a junho de 2023, foi viabilizado graças ao apoio do Vereador Odair Lobo, de Nova Resende, que intermediou uma indicação parlamentar junto ao Deputado Federal Emidinho Madeira. Com esse apoio, a ACEL conseguiu acesso ao Ministério da Cidadania para concorrer a verbas federais, garantindo assim a sustentabilidade do projeto.
Após meses de intenso trabalho, incluindo a submissão de mais de 150 documentos e sob a supervisão rigorosa de técnicos da União, a direção da ACEL obteve a aprovação do projeto socioesportivo, que foi elaborado para promover uma inclusão social ampla e eficaz.
Compromisso com a Comunidade
“Para criar e planejar o CTE Esportivo da ACEL nós estabelecemos parcerias e desenvolvemos apoiadores, sempre pensando no presente e no futuro de todos os participantes do projeto. Colhemos informações e estudamos as adaptações necessárias para atender à realidade local. Buscamos profissionais na área esportiva dentro da cidade e em municípios vizinhos, mesclando esses talentos com consultores de grande experiência e sucesso no Brasil e no exterior. A cada dia, superamos os desafios que a responsabilidade de um projeto de inclusão social impõe à nossa equipe,” explica Marcelo Luís, Gestor do CTE da ACEL.
Desde julho de 2022, o CTE da ACEL tem se dedicado a atender 300 vagas destinadas a atletas beneficiados, de 6 anos até a melhor idade. Hoje, o participante mais jovem tem 5 anos, com a devida aprovação dos pais, responsáveis e da equipe multidisciplinar do projeto. Na faixa etária da melhor idade, temos participantes de até 74 anos. Desde julho de 2023 atendemos somente crianças e pré – adolescentes.
Todo o processo de inscrição, exames médicos, avaliações, educação esportiva e acompanhamento por profissionais capacitados é desenvolvido em conformidade com o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), além de seguir as diretrizes do Conselho Nacional da Criança e do Adolescente, Código Civil, Conselho Tutelar, Conselho Nacional de Educação Física e as entidades de classe esportivas. Essas exigências são fundamentais para que uma OSC social/esportiva possa realmente projetar um futuro para seus assistidos e obter acesso a verbas governamentais.