Barragem do rio Juramento atinge 100% de sua capacidade de acumulação

Em razão do grande volume de chuvas dos últimos dias, a barragem do rio Juramento, utilizada pela Copasa para o abastecimento de parte da cidade Montes Claros, atingiu 100% de sua capacidade na madrugada desta sexta-feira (23/02), ocasionando no vertimento de água da unidade. A Companhia esclarece que esse é um processo natural em barragens […]

Barragem do rio Juramento atinge 100% de sua capacidade de acumulação






























Em razão do grande volume de chuvas dos últimos dias, a barragem do rio Juramento, utilizada pela Copasa para o abastecimento de parte da cidade Montes Claros, atingiu 100% de sua capacidade na madrugada desta sexta-feira (23/02), ocasionando no vertimento de água da unidade. A Companhia esclarece que esse é um processo natural em barragens de acumulação que, quando atingem sua capacidade máxima de acumulação, libera a água excedente

 

Copasa informa que barragem do rio Juramento, utilizada pela Companhia para o abastecimento de parte da cidade Montes Claros, atingiu 100% de sua capacidade na madrugada desta sexta-feira (23/02).
Barragem de Juramento opera no seu nível máximo com a chegada das chuvas

A Copasa destaca que a captação de água na represa de Juramento, cuja capacidade instalada é de 45 milhões de m³, representa em torno de 50% do total utilizado para o abastecimento de Montes Claros. Esse percentual varia de acordo com disponibilidade hídrica das demais fontes produtoras, visando garantir a continuidade do fornecimento em quantidade e qualidade, como também preservar o volume armazenado na represa.

 

Barragem de Juramento é responsável pelo abastecimento de água de Montes Claros

A Companhia ressalta que o índice pluviométrico na bacia de contribuição da barragem, no período entre 1º de outubro de 2023 a 22 de fevereiro de 2024 é de 953,30 milímetros. Já entre 1º de outubro de 2022 a 22 de fevereiro de 2023, o acumulado de chuvas na bacia de contribuição da represa era de 764,40 milímetros.