Estratégias de comercialização do CAFÉ no Sudoeste

A capacitação mostra ao produtor que não é só aumentar a produção para se ganhar mais. É preciso ter qualidade e observar o que o mercado busca naquele momento. Atualmente o produtor tem ferramentas novas para o seu trabalho, é preciso usá-las.

Estratégias de  comercialização do CAFÉ no Sudoeste












A EMATER de São Pedro da União entende que a comercialização do café determina o lucro ou o prejuízo do cafeicultor e vendo a necessidade de levar orientações aos cafeicultores para que eles entendam seu papel no mercado, buscou em parceria com o Senar/Sindicato dos Produtores Rurais de Guaxupé, Cooxupé, Prefeitura Municipal, trouxe nos dias 6 a 9 de Março, no CEM – Centro Educacional Municipal, para 15 cafeicultores se capacitarem com o curso ministrado pelo Eng. Agrônomo Rodrigo Dias, instrutor do Senar.

O conteúdo do curso é diferenciado pois nos mostra o que o mercado busca e o que é necessário para ter preços melhores pela saca de café, enfocando todo o trabalho de produção. A capacitação mostra ao produtor que não é só aumentar a produção para se ganhar mais. É preciso ter qualidade e observar o que o mercado busca naquele momento. Atualmente o produtor tem ferramentas novas para o seu trabalho, é preciso usá-las. Com este conceito, focamos a questão de riscos e no intuito de gerenciá-los na qualidade como na comercialização. Associamos este conteúdo a ferramentas administrativas e de marketing que o mercado nos oferece. A qualidade sai de dentro da propriedade. O produtor fazendo essa qualidade e sabendo o histórico do que realmente produz, vai para o mercado usando os mecanismos que mostramos no curso e que oferecem noções para que a média final de preço de comercialização seja aumentada gerando a lucratividade.

Luiz Henrique Brigagão, Engenheiro Agrônomo - MBA em Coffee Business - EMATER-MG/Escritório Local de São Pedro da União-MG