Fiscalização agropecuária em FOCO

Principal objetivo é o fortalecimento do setor

Fiscalização agropecuária em FOCO
IMA / Divulgação






























Projeto Pioneiro em Minas Busca Aprimorar Fiscalização Agropecuária

"Metas Regionalizadas", do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), será expandido para todo o estado até 2025. Principal objetivo é o fortalecimento do setor.

Um novo projeto inovador busca aprimorar o planejamento das ações de defesa sanitária em Minas Gerais, considerando as especificidades de cada região do estado.

Lançado em março deste ano pelo Governo de Minas, por meio do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), o projeto "Metas Regionalizadas" teve início nas unidades do IMA de Almenara e Janaúba. A expectativa é que, até 2025, a iniciativa seja expandida para todas as regiões de Minas Gerais.

O projeto visa realizar uma análise detalhada das particularidades das áreas em que é aplicado, com o objetivo de ampliar os índices do agronegócio mineiro. Apenas no ano passado, os produtos agropecuários de Minas foram exportados para 137 países, com destaque para a China, Estados Unidos, Alemanha, Bélgica e Itália, segundo dados da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

Além de integrar ainda mais as regiões, respeitando suas particularidades, o projeto permitirá uma fiscalização mais estratégica, com impacto positivo na defesa agropecuária, beneficiando produtores rurais mineiros e empreendedores locais.

Essa iniciativa possibilita que as gerências de defesa vegetal e animal do IMA, juntamente com técnicos, coordenadores regionais, fiscais agropecuários e outros integrantes das unidades do órgão, identifiquem com maior precisão os pontos que necessitam de prioridade e ampliação nas ações.

Etapas do Projeto

O projeto é estruturado em etapas:

  1. Interação e Planejamento: Inicialmente, há uma interação entre os executores do projeto para a proposição e o planejamento das ações, em que as especificidades locais e as prioridades sanitárias são definidas pelas chefias das unidades do IMA em cada região.

  2. Análise Crítica: Em seguida, ocorre uma análise crítica dos indicadores coletados, realizada em conjunto com as gerências de defesa animal e vegetal.

  3. Planejamento a Longo Prazo: Finalmente, é elaborado um planejamento para os próximos três anos, considerando a análise dos riscos sanitários.

Com uma presença robusta no território mineiro, o IMA opera por meio de 21 Coordenadorias Regionais e 186 Escritórios Seccionais, que atendem de dois a oito municípios cada.

Pilotos nas Unidades de Almenara e Janaúba

O projeto teve início em duas Coordenadorias Regionais do IMA no Norte de Minas, nos municípios de Almenara e Janaúba.

Almenara conta com nove Escritórios Seccionais que atendem 34 municípios, enquanto Janaúba possui oito Escritórios Seccionais, responsáveis por 32 municípios da região.

As demais unidades do IMA devem receber o projeto até o final do primeiro semestre de 2025.

AMP/press - Agência MINAS / Sindijori