Minas Gerais Lança Campanha de Multivacinação para Atualizar Cartão de Vacinas de Crianças e Adolescentes
Mais de 1,9 milhão de doses de vacinas foram distribuídas aos municípios mineiros para imunizar crianças e adolescentes de até 15 anos. Um dos casos é o de Maria Clara, de 9 meses, cuja mãe, Danielle Deodoro, segue rigorosamente o cronograma vacinal informado pelo pediatra e registrado pela equipe de saúde no posto de Belo Horizonte, onde moram.
Carol Souza
Para garantir que todas as crianças e adolescentes no estado estejam protegidos, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realiza, entre 4 e 29 de novembro, a Campanha Estadual de Multivacinação, que incluirá o "Dia D" no sábado, 23 de novembro. Eduardo Prosdocimi, subsecretário de Vigilância em Saúde da SES-MG, destacou que a campanha é essencial para aumentar as coberturas vacinais, especialmente para aqueles que ainda não receberam as doses previstas pelo calendário nacional.
Vacinas Disponíveis
Durante a campanha, estarão disponíveis imunizantes contra doenças como sarampo, hepatite B, HPV, hepatite A, rotavírus, meningite, febre amarela, poliomielite e Covid-19, entre outros. Esses imunizantes visam proteger os jovens e manter as coberturas vacinais em níveis seguros, conforme as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde.
Carol Souza
Divulgação e Planejamento nos Postos de Saúde
Gláucia Magda Barbosa, enfermeira do Centro de Saúde Conjunto Santa Maria, no bairro São Bento em Belo Horizonte, detalha que, para garantir a adesão à campanha, a unidade intensificou a comunicação com a comunidade por meio dos agentes de saúde e reforçou as orientações internas para pais e responsáveis.
Desempenho Vacinal em Minas Gerais
Dados da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) indicam avanços na cobertura vacinal no estado. A vacina meningocócica C, por exemplo, que registrou cobertura de 97,05% em 2023, ultrapassou 104% até setembro de 2024. Na tríplice viral, os índices também avançaram para 106,19% na primeira dose e 81,69% na segunda dose. Contudo, imunizantes como a febre amarela ainda apresentam cobertura de apenas 87,51% em menores de um ano, aquém da meta de 95%.
Josianne Dias Gusmão, coordenadora do Programa de Imunização do Estado, incentiva a participação de todos, destacando que, caso o cartão de vacinas esteja ausente ou incompleto, o responsável pode levar a criança ou adolescente até a unidade de saúde mais próxima para atualização, utilizando apenas um documento de identidade.
Investimentos na Vacinação
Para ampliar o alcance vacinal, o programa Vacina Mais Minas investiu R$ 165 milhões na vacinação extramuros, facilitando o acesso nas escolas e em outras localidades, e mais de R$ 100 milhões para o projeto dos vacimóveis, unidades móveis de vacinação, distribuídos em 77 municípios e operados por 51 consórcios de saúde. Até o momento, 123 vacimóveis foram entregues e estão em operação.
Segundo Eduardo Prosdocimi, subsecretário da SES-MG, a meta é ampliar a adesão. "A SES-MG assegurou doses e estrutura para a campanha. Agora, cabe aos pais e responsáveis levarem seus filhos para vacinar, protegendo a saúde de todos."