A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) lançou a megacampanha “Se deu dúvida, é golpe!”, com o objetivo de alertar e conscientizar a população sobre os crescentes casos de estelionato digital, que têm vitimado, principalmente, os idosos. A campanha tem como foco evitar golpes como transferências Pix erradas, falsas promoções, atendentes bancários fictícios e boletos fraudulentos.
Com o influencer Tião Bruto Sistemático como garoto-propaganda, a campanha faz parte de uma estratégia mais ampla da PMMG, fundamentada em três pilares: comunicação, inteligência e operações.
Ações da Campanha:
- Comunicação: A divulgação será realizada por meio de spots de rádio, outdoors, cartazes com dicas de segurança e vídeos com o influencer, disseminados em todas as regiões de Minas Gerais. O conteúdo tem como objetivo alertar as pessoas de forma clara e objetiva.
- Inteligência: As ações de inteligência vão focar na identificação e no mapeamento de quadrilhas especializadas nesse tipo de crime, aumentando a capacidade de prevenção e prisão dos responsáveis.
- Operações: A campanha prevê a intensificação de operações policiais específicas, além da implementação de um Procedimento Operacional Padrão, agilizando o registro de ocorrências e facilitando a persecução criminal.
O coronel Maurício José de Oliveira, chefe do Estado-Maior da PMMG, ressaltou que a campanha é a maior já realizada pela instituição no ambiente digital, com um tom leve, mas impactante. Ele destacou a importância do apoio do Governo de Minas e do próprio Tião Bruto, que, emocionado, falou sobre a necessidade de conscientização: "O golpe existe, abre o olho! Qualquer coisa, procurem a Polícia Militar.”
Importância da União de Esforços:
Segundo o tenente-coronel Flávio Santiago, chefe do Centro de Jornalismo Policial, os golpes virtuais não afetam apenas Minas Gerais, mas também o mundo todo, atingindo famílias e indivíduos de todas as idades. Ele enfatizou a relevância da campanha e a necessidade de união de toda a sociedade para evitar a propagação desses crimes.
Por fim, a PMMG faz um apelo para que as vítimas registrem as ocorrências, permitindo a identificação dos criminosos e ajudando a reduzir a incidência desses delitos.