Preço do Gás Natural recua e Gasmig repassa queda ao consumidor em Minas Gerais
A partir de 1º de novembro, a Gasmig irá repassar aos consumidores de Minas Gerais a redução da tarifa de Gás Natural.
Preço do Gás Natural recua e Gasmig repassa queda ao consumidor em Minas
A partir de 1º de novembro, a Gasmig irá repassar aos consumidores de Minas Gerais a redução da tarifa de Gás Natural.
Isso é devido ao fato de a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico - SEDE, que regula a distribuição de gás natural no Estado, ter estabelecido, por meio de resolução, o reajuste das tarifas, em decorrência da variação do custo de aquisição do gás natural.
Segundo Lucas Gomes, Gerente de Regulação e Aquisição de Gás, o repasse é feito de maneira integral aos clientes da Companhia. “A redução anunciada pelo órgão regulador é representa o repasse integral da redução dos custos do gás natural, adquirido pela Gasmig, aos nossos clientes”, informou.
Aumento da gasolina e diesel deixa GNV ainda mais competitivo
Conforme publicação na última quinta-feira (31/10), no Diário Oficial da União, a gasolina e o diesel vão ficar mais caros em Minas, a partir do dia 1º de fevereiro de 2025. O aumento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) foi aprovado em reunião no Conselho Nacional de Políticas Fazendárias (Confaz) por representantes das unidades federativas do Brasil.
Os acréscimos serão integralmente sentidos pelo consumidor, de acordo com vice-presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo no Estado de Minas Gerais (Minaspetro), Ricardo Pires.
GNV em Minas Gerais
O Gerente de Comercialização de Gás Natural Veicular, Welder Souza, ressalta que a redução na tarifa do GNV vai impactar na redução dos preços nos postos revendedores e aumentará a competitividade frente ao etanol, diesel e gasolina, desta forma, diminuindo os custos para os motoristas e empresas frotistas, que utilizam o GNV em suas frotas de caminhões.
“Nossa política de preços é alinhada com as diretrizes do Governo do Estado, que tem foco em contribuir para melhorar a vida dos mineiros. Os benefícios da redução do preço do GNV serão imediatos. Os motoristas vão sentir no bolso a economia na hora de abastecer”, afirmou.
Souza ainda destaca que por meio da Resolução SEDE n° 53, de 28/12/2023, que vincula a tarifa do Gás Natural Veicular (GNV) e do Gás Natural Comprimido Veicular (GNC-V) à competitividade do energético, em relação à Gasolina, a Gasmig está aplicando um desconto adicional de R$0,15/m³.
Dessa forma conferindo uma economia superior a 30% para os veículos leves e superior a 20% para os veículos pesados.
Os investimentos contínuos da Gasmig já possibilitaram a criação de quatro corredores de GNV, que dão acesso aos outros três Estados da região Sudeste e à Bahia.
São eles: Corredor GNV BH-Rio – BR-040, Corredor GNV Fernão Dias – BR-381, Corredor GNV Vitória – BRs-381/262 e Corredor GNV Rio-Bahia – BRs-116/381.
O principal objetivo é garantir, ao menos, um posto GNV a cada 400km de distância nas principais rodovias que ligam Minas a outros estados, permitindo o alcance de regiões estratégicas.
A Companhia quer, ainda, adicionar outros quatro postos, até o final de 2026, previstos nas metas da Segunda Revisão Tarifária Periódica, totalizando 74.
Infraestrutura para veículos leves e pesados
A infraestrutura e tecnologia oferecida pela Gasmig, garante que em postos de revendedores de GNV do estado, veículos leves e pesados operem com motores movidos a GNV com a segurança e eficiência de recarga em suas rotas.
Além disso, traz benefícios com a redução significativa de emissões de poluentes (Cerca de até 30% menos de CO2 e 96% menos de material particulado), gerando economia para empresas de transporte e um futuro mais sustentável para o estado e para o país.
Autonomia
De acordo com estudos da Companhia para o cenário do GNV em julho de 2024 mostram que, ao abastecer R$ 100 de GNV, é possível percorrer 391 km, considerando a média de consumo dos veículos leves e utilitários, com um custo de R$ 0,26 /km.
Ao avaliar o GNV para veículos pesados, as simulações apontam para um rendimento de até 419 km de GNV comparado com os 345 km feitos com diesel.
Frotas de GNV
Quando comparamos o uso do Gás Natural Veicular ao diesel e combustíveis similares, há uma economia de até 15%. Carros e caminhões movidos a GNV se destacam por apresentarem diminuição de custo em relação ao custo por quilômetro rodado.
Segundo especialistas, empresas que trocam sua frota por veículos pesados movidos a gás buscam certificações que reconheçam a pegada menor de carbono, aumentando, inclusive, a sua capacidade de obter linhas de crédito diferenciadas.
De acordo com informações do Denatran, até junho deste ano, a frota mineira de veículos pesados teve um aumento de 346,7% nos últimos cinco anos, se considerarmos veículos 100% GNV.
Se avaliarmos os números de veículos que utilizam diesel/GNV, o crescimento foi ainda maior: 850% de 2019 a 2024.
Veículos leves que utilizam o gás natural veicular como combustível também apresentaram um crescimento no mesmo período, cerca de 5,7% nos últimos cinco anos.
Outras tarifas
De acordo com a Resolução (51, de 31/10/24) publicada no diário do Executivo na sexta-feira (01/11), as novas tarifas a serem praticadas pela Companhia são: demanda R$/m³ 0,4593; Sobredemanda R$/m³4,7346; Veicular (GNV) R$/m³ 3,1022; GNC/GNL-01 R$/m³ 2,6997.