Taxa de Desemprego em Minas Gerais Atinge o Menor Nível da História

"Esse resultado é fruto de um ambiente favorável para investimentos e geração de empregos, promovido por políticas públicas focadas na expansão econômica e na qualificação da mão de obra"

Taxa de Desemprego em Minas Gerais Atinge o Menor Nível da História
Gil Leonardi / Imprensa MG




Taxa de Desemprego em Minas Gerais Atinge o Menor Nível da História

Dados do IBGE destacam a recuperação e crescimento do mercado de trabalho no estado









Minas Gerais registra, em 2024, um marco histórico no mercado de trabalho. No terceiro trimestre, a taxa de desocupação caiu para 5%, o menor nível desde o início da série histórica do IBGE, em 2012. Esse desempenho reflete a criação de mais de 200 mil postos de trabalho no estado somente neste ano, superando as médias nacionais e consolidando Minas como um dos líderes em empregabilidade no Brasil.

"Esse resultado é fruto de um ambiente favorável para investimentos e geração de empregos, promovido por políticas públicas focadas na expansão econômica e na qualificação da mão de obra", afirmou o governador Romeu Zema.

Desde 2019, o estado já atraiu R$ 455 bilhões em investimentos privados, que resultaram na geração de mais de 227 mil empregos diretos e quase 217 mil indiretos. Segundo o Novo Caged, Minas acumula 943 mil novos postos de trabalho com carteira assinada nos últimos cinco anos, reafirmando sua posição como o segundo estado com o maior estoque de empregos formais no país.

Resultados da Pnad Contínua

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) destaca outros avanços:

·                    O número de pessoas desocupadas caiu para 575 mil, uma redução de 6% em relação ao trimestre anterior e de quase 15% em comparação ao mesmo período de 2023.

·                    Minas Gerais registrou 48 mil novas ocupações em relação ao trimestre anterior e um aumento de 410 mil trabalhadores ocupados comparando com o terceiro trimestre de 2023.

Políticas Públicas que Transformam

O desempenho é impulsionado por iniciativas do Governo de Minas Gerais, conduzidas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese-MG) por meio de sua Subsecretaria de Inclusão Produtiva, Trabalho, Emprego e Renda.

Sine Minas Gerais
Com 132 unidades ativas, o Sistema Nacional de Emprego (Sine) disponibiliza diariamente cerca de 17 mil vagas em diversos setores. A digitalização da plataforma facilitou o acesso às oportunidades, transformando o sistema em uma ferramenta estratégica tanto para trabalhadores quanto para empregadores.

Capacitação com o Programa Minas Forma
Parceria com o Senac oferece cursos gratuitos voltados a pessoas em situação de vulnerabilidade social. As áreas de capacitação incluem Turismo, Cultura, Marketing Digital, e Técnicas de Hotelaria, como garçom e camareira, com a oferta de bolsas-auxílio para garantir a permanência dos alunos.

Um Mercado Aquecido e Inclusivo

Minas Gerais segue se destacando com um mercado de trabalho em crescimento sustentável e inclusão social. O estado encerrou outubro com 207.363 novos empregos criados em 2024, completando uma sequência de dez meses de saldos positivos no Novo Caged.

Com 4,9 milhões de pessoas empregadas formalmente, Minas não apenas reforça sua posição como um dos maiores geradores de empregos do Brasil, mas também como um estado que lidera na criação de políticas públicas estruturantes.

Essa combinação de investimentos, qualificação profissional e suporte à empregabilidade estabelece Minas Gerais como exemplo de progresso no mercado de trabalho brasileiro.

 AMP/press - Agência MINAS / Sindijori