Dia do Consumidor marca início das obras do projeto Centro-Oeste

A região Centro Oeste de Minas é um importante polo industrial do Estado que ainda não contava com infraestrutura de gás natural.

Dia do Consumidor marca início das obras do projeto Centro-Oeste
Imagem ilustrativa












Dia do Consumidor marca início das obras do projeto Centro-Oeste

 Trecho escolhido para começar a construção do gasoduto fica entre Divinópolis e Mateus Leme

 O dia do consumidor (15/03) é ainda mais importante para a Gasmig. Começaram as obras do Gasoduto Centro-Oeste, que vai beneficiar, diretamente, as cidades de Betim, Divinópolis, Igarapé, Itaúna, Juatuba, Mateus Leme, São Joaquim de Bicas e Sarzedo.

Com um investimento de R$800 milhões, o Sistema de Distribuição de Gás Natural (SDGN) da Gasmig tem potencial para gerar mais de 15 mil novos postos de trabalho diretos e indiretos em Minas.

“Desde a concessão da licença do COPAM, nós já comemorávamos, pois este projeto é um marco significativo para a companhia. O passo que estamos dando hoje é muito importante, pois, além de possibilitar a expansão do Sistema de Distribuição de Gás da Gasmig, destaca o nosso comprometimento com a sustentabilidade e o respeito ao meio ambiente”, diz Gilberto Valle, presidente da Gasmig.

O início das obras

A região Centro Oeste de Minas é um importante polo industrial do Estado que ainda não contava com infraestrutura de gás natural.

“Esta é uma região que conta com a presença de municípios com grande concentração demográfica e de PIB industrial atrativo, representando 10% do PIB Industrial de Minas Gerais e 7% do PIB Total do Estado”, lembra o presidente da Companhia.

Ao todo, serão mais 300km de redes, que representam um acréscimo de 23% na malha atual da companhia.

De acordo com o presidente, a construção do gasoduto Centro-Oeste vai proporcionar a ampliação do sistema de distribuição em breve. “Estamos sempre pensando no futuro. Este gasoduto foi dimensionado possibilitando uma expansão futura do Sistema de Distribuição de Gás para o Triângulo Mineiro”, diz Gilberto Valle.

É importante lembrar que o início das obras da linha tronco do projeto Centro-Oeste é o maior investimento da Companhia dos últimos 10 anos.

Local escolhido

A execução do projeto prevê a construção da linha tronco, dividida em dois lotes: o lote 1 vai de Betim até Mateus Leme, e o lote 2 vai de Mateus leme à Divinópolis.

As obras que foram iniciadas são da linha tronco, lote 2. Sua execução será no contrafluxo, ou seja, de Divinópolis para Mateus Leme.

De acordo com o gerente do projeto, Adil Vitório, o trecho foi escolhido por não ter impedimentos na execução.

“O lote 2, na região de Divinópolis e Itaúna, praticamente não possuem pendências de desapropriação, o que deixa um trecho bastante considerável sem impedimentos, o que permite a execução dos trabalhos sem ‘saltar’ nenhuma propriedade e sem causar impacto na produtividade”, explica o gerente.

Obras concomitantes

Ainda segundo Adil Vitório, as obras dos lotes 1 e 2 serão executadas concomitantemente. Contudo, as obras do Lote 1 começarão na segunda-feira (18/03), na MG 050, na região de Mateus Leme. 

O gerente do projeto Centro-Oeste esclarece que, para elaborar o planejamento da obra, do ponto inicial e de onde teria uma maior produtividade, vários dados são cruzados.

“Um dos mais importantes é o avanço da desapropriação da faixa de servidão. Por isso a escolha do início das obras nestes locais” expõe.

Faixas de servidão

A escolha de construir o lote 1 no sentido de Mateus Leme a Betim, também foi a partir da faixa de servidão. Isso é devido ao fato de a companhia usar a faixa de servidão rodoviária (BR262 e MG050), representando quase 20km de obras sem qualquer impedimento em sua execução.

“Isso é bem relevante no planejamento de obras, por onde ela vai começar e como será executada, essa análise do desimpedimento da faixa de servidão”, justifica Adil Vitório.

Especificações técnicas

O Projeto Centro-Oeste é um sistema de distribuição de gás natural composto por um Linha Tronco em aço carbono de diâmetro nominal de 16 polegadas e cerca de 108km de extensão.

Os gasodutos denominados “Linhas Laterais”, que serão construídos nas cidades atendidas, terão diâmetros diversos, variando entre 2", 4", 6" e 10" para os gasodutos em aço carbono e diâmetros de 63mm, 90mm e 125mm para os gasodutos em Polietileno de Alta Densidade - PEAD.

As obras destes gasodutos atualmente estão na fase de licitação para contratação dos serviços de construção e montagem e tem início previsto a partir do 2º semestre de 2024.