R$ 1,8 Bilhão em Nova Fábrica do Grupo Boticário no Sul de Minas
Os investimentos na nova planta fabril começam ainda em 2024, com previsão de operação até 2028, integrando inovação e tecnologia de ponta aos mais altos padrões de qualidade e eficiência.
Governo de Minas Confirma Investimento de R$ 1,8 Bilhão em Nova Fábrica do Grupo Boticário no Sul de Minas
Projeto fomenta novas oportunidades de emprego em Pouso Alegre, alinhando estratégia de negócios ao impacto positivo na sociedade
Quinta-feira (8/8), o governador Romeu Zema se reuniu com representantes do Grupo Boticário na Cidade Administrativa para confirmar a atração de mais um grande investimento para o estado. O grupo anunciou que investirá R$ 1,8 bilhão na construção de uma nova fábrica em Pouso Alegre, no Sul de Minas Gerais, com previsão de gerar 800 empregos diretos, aumentando em 50% a capacidade produtiva da companhia.
Os investimentos na nova planta fabril começam ainda em 2024, com previsão de operação até 2028, integrando inovação e tecnologia de ponta aos mais altos padrões de qualidade e eficiência.
“Hoje é um dia marcante para Minas Gerais. Estamos recebendo um grande investimento para o estado. O Boticário vai construir uma unidade com capacidade de produção superior ao total que eles produzem atualmente em várias unidades," destacou o governador Romeu Zema. Segundo ele, essa será uma das maiores fábricas de cosméticos do estado e do país, reforçando a importância do investimento para a geração de empregos e renda em Minas Gerais.
Crescimento e Impacto Positivo
O projeto impulsionará o ecossistema de beleza, impactando positivamente a estratégia multicanal do negócio, que abrange franqueados, fornecedores, revendedores, distribuidores, e-commerce e outros canais.
“O Grupo Boticário já está presente na casa da maioria dos brasileiros, e em Minas Gerais não é diferente. Estamos no estado há muitos anos com franqueados, fornecedores, distribuidores e parceiros. Este novo investimento, com a decisão de estabelecer uma fábrica em Minas, reforça nossa relação de longo prazo com os mineiros e nossos parceiros locais,” afirmou Artur Grynbaum, vice-presidente do Conselho do Grupo Boticário.
Fernando Modé, CEO do Grupo Boticário, destacou que o crescimento do mercado de beleza e a demanda dos consumidores estão no centro das decisões da empresa. “Os novos investimentos elevam nosso potencial de entregar as melhores soluções e produtos aos nossos clientes. Aliando crescimento com impacto positivo, fomentamos a geração de oportunidades de negócios e renda para centenas de pessoas em Minas Gerais.”
O Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Fernando Passalio, ressaltou que o fortalecimento da economia mineira e a melhoria da qualidade de vida da população são prioridades para o governo, que aposta em investimentos privados como o do Grupo Boticário para promover o desenvolvimento regional.
“Minas Gerais possui um mercado consumidor robusto, estrategicamente atraente para investidores, além de uma localização privilegiada no coração do Brasil, conectando praticamente todas as regiões. Esse investimento trará benefícios significativos não só para a população mineira e nacional, mas também para toda a cadeia produtiva,” destacou o secretário.
Com a geração de novos postos de trabalho, a empresa também continuará a desenvolver iniciativas sociais focadas em capacitação e empreendedorismo. A expansão acompanha o pioneirismo do Grupo Boticário em sua agenda ESG (ambiental, social e de governança), que se mantém alinhada e integrada à estratégia de negócios, com ênfase em sustentabilidade, impacto social positivo, diversidade e governança.
Apoio ao Investimento
João Paulo Braga, diretor-presidente da Invest Minas, comemorou o avanço das negociações com o Grupo Boticário, que começaram em 2023. “Foram várias discussões envolvendo o apoio da Invest Minas, tanto na parte tributária quanto na identificação do melhor local para a empresa se estabelecer. A Invest Minas, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), forneceu informações estratégicas sobre as condições das áreas e o processo de licenciamento ambiental. Agora, celebramos mais esse importante momento que vai gerar emprego e renda para os mineiros,” afirmou Braga.
Sobre o Grupo Boticário
O Grupo Boticário, um dos maiores grupos de beleza do mundo, é uma empresa brasileira presente em mais de 40 países. O grupo detém marcas como O Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice?, Vult, O.U.i, Dr. JONES, Tô.que.tô, TRUSS e o marketplace Beleza na Web, além de atuar com produtos licenciados como Australian Gold, Bio-Oil, Nuxe e Pampers. O ecossistema de beleza do grupo envolve uma vasta rede de franqueados, representantes, distribuidores, varejistas, sellers e fornecedores, além de soluções digitais de gestão de negócios para o varejo brasileiro.
Com mais de 20 mil colaboradores diretos e 4 mil lojas em mais de 1,7 mil cidades brasileiras, a história do Grupo Boticário começou em 1977, em uma pequena farmácia de manipulação no Paraná, e hoje abrange um complexo ecossistema de inovação, tecnologia, logística, marketing e varejo. Além disso, o grupo é ativo em frentes ambientais, sociais e culturais, através da Fundação Grupo Boticário e do Instituto Grupo Boticário.
AMP/press - Agência MINAS / Sindijori