Multas por uso de faixas exclusivas para ônibus crescem 158% em Campinas; veja locais com mais registros
Nos três primeiros meses deste ano, foram registradas 1,9 mil autuações do tipo na metrópole, contra 736 no mesmo período do ano anterior. Infração é considerada gravíssima e gera multa de R$ 293,47. As multas por uso indevido de faixas e corredores exclusivos para ônibus tiveram alta de 158% em Campinas (SP) no primeiro trimestre de 2024, segundo um levantamento da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). ???? Nos três primeiros meses deste ano, foram registradas 1,9 mil autuações do tipo na metrópole, contra 736 no mesmo período do ano anterior. A infração é considerada gravíssima e gera aplicação de multa de R$ 293,47 (leia mais abaixo). ????️ Considerando todo o ano de 2023, a Emdec totalizou 3.623 autuações por uso indevido das faixas destinadas aos coletivos. As cinco vias que mais registraram infrações no período foram: Avenida das Amoreiras (Corredor BRT): 1.160 autuações Viaduto Cury (acesso ao Terminal Central): 724 autuações Avenida John Boyd Dunlop (Corredor BRT): 720 autuações Rua Carolina Florence: 298 autuações Avenida Ruy Rodriguez/Rua Piracicaba (Corredor BRT): 215 autuações Regras das faixas exclusivas Segundo a autarquia, a circulação na faixa ou via exclusiva para o transporte público coletivo é fiscalizada por agentes de mobilidade urbana que atuam “de forma volante em diversas regiões da cidade”. ???? O Código de Trânsito Brasileiro classifica o trânsito em faixas exclusivas como infração gravíssima, gerando sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa no valor de R$ 293,47. Já as faixas preferenciais podem ser utilizadas por outros veículos, desde que a preferência dos ônibus seja respeitada. Carros são flagrados em faixas exclusivas do Corredor BRT em Campinas (SP) Reprodução/EPTV Risco de acidentes O especialista em trânsito Luiz Vicente destaca que a entrada de motoristas nas faixas destinadas ao transporte coletivo aumenta o risco de acidentes e atropelamentos. Por isso, a conscientização de condutores e pedestres é essencial. “Essa entrada rapidinha muitas vezes não percebe a velocidade que o BRT está na via exclusiva, e o risco de acidente é muito mais alto, além do atropelamento quando se faz fora da faixa, em função dessa condição para aumentar essa velocidade do deslocamento das pessoas”, afirma. A Emdec informou, em nota, que realiza operações de dissuasão para minimizar as situações de desrespeito, mantendo agentes diariamente nos horários de pico nos principais corredores. “As faixas exclusivas priorizam a circulação dos ônibus, proporcionando mais agilidade e previsibilidade aos milhares de usuários que utilizam o sistema diariamente. As faixas exclusivas diminuem a disputa por espaço com os demais veículos e proporcionam mais confiabilidade na operação”, diz o texto. Luiz Vicente, especialista em trânsito Reprodução/EPTV VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região Veja mais notícias da região no g1 Campinas


Nos três primeiros meses deste ano, foram registradas 1,9 mil autuações do tipo na metrópole, contra 736 no mesmo período do ano anterior. Infração é considerada gravíssima e gera multa de R$ 293,47. As multas por uso indevido de faixas e corredores exclusivos para ônibus tiveram alta de 158% em Campinas (SP) no primeiro trimestre de 2024, segundo um levantamento da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). ???? Nos três primeiros meses deste ano, foram registradas 1,9 mil autuações do tipo na metrópole, contra 736 no mesmo período do ano anterior. A infração é considerada gravíssima e gera aplicação de multa de R$ 293,47 (leia mais abaixo). ????️ Considerando todo o ano de 2023, a Emdec totalizou 3.623 autuações por uso indevido das faixas destinadas aos coletivos. As cinco vias que mais registraram infrações no período foram: Avenida das Amoreiras (Corredor BRT): 1.160 autuações Viaduto Cury (acesso ao Terminal Central): 724 autuações Avenida John Boyd Dunlop (Corredor BRT): 720 autuações Rua Carolina Florence: 298 autuações Avenida Ruy Rodriguez/Rua Piracicaba (Corredor BRT): 215 autuações Regras das faixas exclusivas Segundo a autarquia, a circulação na faixa ou via exclusiva para o transporte público coletivo é fiscalizada por agentes de mobilidade urbana que atuam “de forma volante em diversas regiões da cidade”. ???? O Código de Trânsito Brasileiro classifica o trânsito em faixas exclusivas como infração gravíssima, gerando sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa no valor de R$ 293,47. Já as faixas preferenciais podem ser utilizadas por outros veículos, desde que a preferência dos ônibus seja respeitada. Carros são flagrados em faixas exclusivas do Corredor BRT em Campinas (SP) Reprodução/EPTV Risco de acidentes O especialista em trânsito Luiz Vicente destaca que a entrada de motoristas nas faixas destinadas ao transporte coletivo aumenta o risco de acidentes e atropelamentos. Por isso, a conscientização de condutores e pedestres é essencial. “Essa entrada rapidinha muitas vezes não percebe a velocidade que o BRT está na via exclusiva, e o risco de acidente é muito mais alto, além do atropelamento quando se faz fora da faixa, em função dessa condição para aumentar essa velocidade do deslocamento das pessoas”, afirma. A Emdec informou, em nota, que realiza operações de dissuasão para minimizar as situações de desrespeito, mantendo agentes diariamente nos horários de pico nos principais corredores. “As faixas exclusivas priorizam a circulação dos ônibus, proporcionando mais agilidade e previsibilidade aos milhares de usuários que utilizam o sistema diariamente. As faixas exclusivas diminuem a disputa por espaço com os demais veículos e proporcionam mais confiabilidade na operação”, diz o texto. Luiz Vicente, especialista em trânsito Reprodução/EPTV VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região Veja mais notícias da região no g1 Campinas