PRESOS: 90 estelionatários em Minas Gerais e outros estados em operação "Se deu dúvida, é golpe"
A operação integra a megacampanha "Se deu dúvida, é golpe", uma iniciativa da PMMG voltada para o combate ao estelionato virtual.
PRESOS: 90 estelionatários em Minas Gerais e outros estados em operação "Se deu dúvida, é golpe"
A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), em parceria com a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco), realizou uma operação que resultou na prisão de 90 pessoas envolvidas em crimes de estelionato. Desses, quatro foram detidos nos estados de Goiás, Mato Grosso e Rio de Janeiro.
A operação integra a megacampanha "Se deu dúvida, é golpe", uma iniciativa da PMMG voltada para o combate ao estelionato virtual. A campanha terá ações preventivas e repressivas durante todo o mês de novembro.
Atuação Integrada
A major Layla Brunnela, porta-voz da PMMG, destacou a importância da cooperação entre as forças de segurança. “Ações como essa, que combinam comunicação, prevenção qualificada e repressão integrada, são fundamentais para proteger a população contra esses crimes", afirmou. Ela ressaltou que os resultados parciais da operação já demonstram impactos positivos, promovendo maior segurança para os mineiros e garantindo uma resposta efetiva à criminalidade.
Estratégias de Prevenção
Lançada em outubro, a campanha "Se deu dúvida, é golpe!" busca conscientizar a população, sobretudo idosos, sobre os golpes mais comuns praticados via internet, como:
- Pix errado;
- Promoções fraudulentas;
- Falsos atendentes bancários;
- Cupons e boletos falsificados.
A iniciativa tem ampla divulgação em outdoors, cartazes em locais de grande circulação, spots de rádio e vídeos nas redes sociais. Além disso, o influenciador digital Tião Bruto Sistemático foi escolhido como garoto-propaganda da campanha, agregando maior alcance ao público-alvo.
Resultados Esperados
A operação também é parte de uma estratégia baseada em um tripé:
- Comunicação: Divulgação massiva para educar a população;
- Inteligência: Monitoramento e análise das ações criminosas;
- Operações: Ações repressivas para coibir práticas ilícitas.
A PMMG espera que a combinação dessas estratégias não só reduza os casos de estelionato, mas também aumente o número de denúncias de golpes por meio dos canais disponíveis, como o Disque Denúncia 181.
Essa ação demonstra o comprometimento da PMMG e de seus parceiros na promoção de um ambiente mais seguro para todos os mineiros, combatendo o avanço dos crimes cibernéticos.
Fonte: MARA RUBIA PEREIRA - PMMG