Papa Leão XIV celebra missa de posse no dia 18 de maio no Vaticano

Missa de posse do papa Leão XIV será celebrada no dia 18 de maio, marcando o início oficial de seu pontificado na Praça São Pedro, no Vaticano.

Papa Leão XIV celebra missa de posse no dia 18 de maio no Vaticano
Papa Leão XIV durante a missa na Capela Sistina (@Vatican Media)




Papa Leão XIV celebrará missa de posse no dia 18 de maio no Vaticano









O papa recém-eleito Leão XIV celebrará a missa de início de seu pontificado no próximo dia 18 de maio, às 10h (horário local, 5h de Brasília), na Praça São Pedro, no Vaticano. A data, anunciada oficialmente pelo Vaticano nesta sexta-feira (9), marca o início solene do pontificado do 267º líder da Igreja Católica, que hoje congrega cerca de 1,4 bilhão de fiéis no mundo.

A cerimônia é uma das mais tradicionais e simbólicas do catolicismo e será acompanhada por chefes de Estado, líderes religiosos e fiéis de diversas partes do planeta. A missa contará com rituais que incluem a imposição do Pálio e a entrega do Anel do Pescador, símbolos da autoridade papal.

Já na terça-feira, 20 de maio, Leão XIV tomará posse da Basílica Papal de São Paulo Fora dos Muros, uma das quatro basílicas maiores de Roma, seguindo o protocolo das possessões das basílicas patriarcais.

Conclave e nome do novo papa

O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi eleito como o novo pontífice na quinta-feira, dia 8 de maio, durante o conclave realizado na Capela Sistina. Ele é o primeiro papa nascido nos Estados Unidos e adotou o nome de Leão XIV, em referência aos papas anteriores que buscaram reforçar a tradição e a autoridade da Igreja em tempos de mudanças.

Leão XIV sucede o papa Francisco, falecido no último dia 21, e assume o trono de São Pedro com a missão de conduzir a Igreja em meio a grandes desafios contemporâneos, como a promoção da paz, a justiça social, o combate à pobreza e o diálogo inter-religioso.

Seu lema episcopal, “In Illo uno unum” (Em um só somos um), é inspirado em um sermão de Santo Agostinho sobre o Salmo 127 e destaca a unidade dos cristãos no corpo místico de Cristo: “Embora nós, cristãos, sejamos muitos, no único Cristo, somos um.”

O novo papa já manifestou seu desejo de fortalecer o papel pastoral da Igreja e de dialogar com a juventude, com ênfase na evangelização, na inclusão e no cuidado com os mais vulneráveis.

Fonte: Vaticano

#PapaLeãoXIV #Vaticano #MissaDePosse #IgrejaCatólica #Conclave #Pontificado #PapaAmericano #CatólicosDoMundo #NotíciasInternacionais #FéECristianismo