Senado aprova regras para propaganda de apostas esportivas; veja o que muda
Senado aprova projeto que limita propaganda de apostas esportivas no Brasil; veja regras, horários e restrições.

Senado aprova projeto que restringe propaganda de apostas esportivas; veja as regras
O Senado Federal aprovou, nesta semana, um projeto de lei que impõe regras rigorosas à publicidade de apostas esportivas de quota fixa, popularmente conhecidas como "bets". A proposta, de autoria do senador Styvenson Valentim (Podemos-RN), visa proteger o público — especialmente crianças e adolescentes — dos riscos associados às apostas.
O texto foi aprovado na Comissão de Esporte, sob relatoria do senador Carlos Portinho (PL-RJ), e, devido à ausência da instalação da Comissão de Comunicação e Direito Digital (CCDD), seguiu direto para votação no plenário, em regime de urgência. Agora, o projeto segue para análise na Câmara dos Deputados.
O que fica proibido
De acordo com o projeto, ficam proibidas as seguintes práticas:
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Uso de imagem ou participação de atletas, ex-atletas (com menos de cinco anos de aposentadoria), artistas, comunicadores, influenciadores digitais, autoridades, membros de comissões técnicas ou qualquer pessoa física, até mesmo como figurantes, em peças publicitárias de apostas.
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Patrocínio direto ou indireto a árbitros, juízes e equipes de arbitragem.
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Utilização de animações, mascotes, personagens e recursos audiovisuais, incluindo os gerados por inteligência artificial, que possam atrair o público infantojuvenil, de forma direta ou subliminar.
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Divulgação de apostas como solução financeira, caminho para enriquecimento, alternativa de trabalho, forma de investimento ou garantia de retorno financeiro.
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Envio de mensagens, notificações ou qualquer forma de comunicação sem consentimento prévio e explícito do destinatário.
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Exibição de odds (cotações) dinâmicas ou atualizadas em tempo real durante transmissões ao vivo, salvo nas próprias plataformas dos operadores licenciados.
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Impulsionamento de conteúdo fora dos horários permitidos, mesmo que seja originado dos canais oficiais das empresas.
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Publicidade impressa, bem como qualquer anúncio com teor sexista, misógino, discriminatório ou que objetifique o corpo humano.
Limitações de horário
A proposta define horários específicos para a veiculação de publicidade de apostas:
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Rádio: das 9h às 11h e das 17h às 19h30.
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TV aberta, TV por assinatura, streaming, redes sociais e internet: das 19h30 às 24h.
Essas limitações não se aplicam aos conteúdos acessados voluntariamente pelo usuário nas plataformas das próprias operadoras licenciadas, desde que não haja impulsionamento fora dos horários permitidos.
O que continua permitido
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As operadoras podem continuar patrocinando clubes esportivos, incluindo a exposição das marcas nos uniformes de equipes adultas, material esportivo e em estádios, desde que não envolva atletas menores de 18 anos.
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A venda de uniformes em tamanhos infantis não pode conter marcas ou logomarcas das bets.
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Está autorizada a exibição de marcas durante transmissões esportivas, no período de 15 minutos antes até 15 minutos após o evento.
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É permitido o patrocínio, sem restrição de horário, de eventos culturais, esportivos e jornalísticos, desde que restrito à exposição da marca, sem mensagens de incentivo às apostas.
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A publicidade é liberada em redes sociais e aplicativos para usuários autenticados e maiores de 18 anos.
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As empresas de apostas poderão utilizar leis de incentivo fiscal para apoiar projetos culturais, esportivos e sociais nas esferas federal, estadual, municipal e distrital.
Avisos obrigatórios
Toda peça publicitária deverá conter, de forma clara e legível, a advertência:
“Apostas causam dependência e prejuízos a você e à sua família”, além de outras mensagens previstas em regulamento.
Próximos passos
O projeto agora segue para análise na Câmara dos Deputados. Caso aprovado sem alterações, seguirá para sanção presidencial. Se houver mudanças, retorna ao Senado para nova apreciação.
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