Erosão perigosa em rodovia do Sul de Minas preocupa população
DER-MG restringe tráfego de veículos pesados na MGC-383 entre Maria da Fé e Itajubá devido à erosão. Apenas veículos leves podem passar. Veja rotas alternativas.

DER-MG restringe tráfego a veículos pesados na MGC-383, entre Maria da Fé e Itajubá
Interdição é necessária devido a erosão causada pelas chuvas; apenas veículos leves e vans de até 10 toneladas podem passar
O Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) determinou a restrição ao tráfego de ônibus e caminhões no km 386 da rodovia MGC-383, entre Maria da Fé e Itajubá, no Sul de Minas. A interdição entra em vigor a partir das 8h desta sexta-feira (31/1) e visa garantir a segurança dos motoristas e prevenir o agravamento da erosão no local.
A medida foi adotada devido à instabilidade do talude do aterro, intensificada pelo volume de chuvas da última segunda-feira (27/1). Atualmente, o trecho opera em meia pista, e a passagem será permitida apenas para veículos leves e vans de até dez toneladas. Bloqueios físicos serão instalados para evitar o trânsito de veículos pesados.
Rotas alternativas
Motoristas de ônibus e caminhões devem seguir uma rota alternativa para chegar a Itajubá:
➡️ De Maria da Fé, acessar a AMG-1905 em direção a Cristina;
➡️ Seguir pela MG-347 até Pedralva, passando por São José do Alegre;
➡️ Na altura de Santa Bárbara do Sapucaí, acessar a MGC-459;
➡️ Seguir pela MGC-459 até Itajubá, passando por Piranguinho.
Esse percurso alternativo tem aproximadamente 115 quilômetros.
Obras de recuperação
O DER-MG já realizou o levantamento topográfico do trecho e trabalha no projeto de contenção da pista. As obras de recuperação do aterro devem começar após o período chuvoso, quando as condições climáticas permitirem uma intervenção segura e eficaz.