Inscrições para o Programa 'Trilhas de Futuro nas Escolas' Terminam em 1º de Novembro

As inscrições devem ser feitas por meio do Cadastro Escolar 2025

Inscrições para o Programa 'Trilhas de Futuro nas Escolas' Terminam em 1º de Novembro

Inscrições para o Programa 'Trilhas de Futuro nas Escolas' Terminam em 1º de Novembro

O programa “Trilhas de Futuro nas Escolas”, do Governo de Minas em parceria com o SENAI-MG, encerra suas inscrições no próximo dia 1º de novembro. A iniciativa oferece 9,6 mil vagas em cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para estudantes da rede estadual de ensino que iniciarão o 1º ano do Ensino Médio em Tempo Integral (Emti) em 2025. O objetivo é ampliar as oportunidades educacionais e preparar os jovens para o mercado de trabalho com uma formação técnica de qualidade.

As inscrições devem ser feitas por meio do Cadastro Escolar 2025, acessível no Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem), disponível no site www.cadastroescolar.educacao.mg.gov.br. As vagas estão distribuídas entre 153 escolas estaduais de 37 municípios mineiros que contam com unidades do SENAI, onde os cursos técnicos serão ministrados.

Cursos Ofertados

O Trilhas de Futuro nas Escolas foca em áreas estratégicas para o desenvolvimento econômico e industrial de Minas Gerais, oferecendo formação nas áreas de Automação Industrial, Biocombustíveis, Fabricação Mecânica, Manutenção de Máquinas Industriais, Mecatrônica, Metalurgia, Mineração, Sistemas de Energia Renovável e Soldagem, entre outras. Essa diversidade de cursos visa atender tanto às necessidades de formação dos estudantes quanto às demandas do setor produtivo local.

Municípios Atendidos

O programa será ofertado em 37 municípios com escolas estaduais que oferecem o Emti e possuem unidades do SENAI. Entre as cidades participantes estão: Araxá, Arcos, Barão de Cocais, Barbacena, Belo Horizonte, Betim, Cataguases, Contagem, Divinópolis, Governador Valadares, Ipatinga, Itabira, Itajubá, Itaúna, Ituiutaba, João Monlevade, Juiz de Fora, Mariana, Montes Claros, Nova Lima, Ouro Branco, Patos de Minas, Pedro Leopoldo, Pirapora, Poços de Caldas, Ponte Nova, Pouso Alegre, Santa Luzia, Santa Rita do Sapucaí, São Gonçalo do Rio Abaixo, São João del-Rei, Sete Lagoas, Três Marias, Ubá, Uberaba, Uberlândia e Vespasiano.

Sobre o Trilhas de Futuro

Criado em 2021 pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, o Trilhas de Futuro já é referência nacional em formação técnica gratuita para estudantes de instituições públicas e privadas. Com investimentos de mais de R$ 1,5 bilhão, o programa já formou mais de 50 mil profissionais e capacitou outros 92 mil, abrangendo 94 cursos em 145 municípios mineiros. Na edição atual, o programa registrou recorde de 346 mil inscrições para 40 mil vagas, reforçando o compromisso com a qualificação profissional e com o desenvolvimento econômico de Minas Gerais.

Fonte: Imprensa FIEMG com informações da Agência Minas