INSS: Correios passam a receber contestação de descontos indevidos

Aposentados do INSS já podem contestar descontos indevidos nas agências dos Correios. Atendimento gratuito e seguro em todo o país.

INSS: Correios passam a receber contestação de descontos indevidos




INSS amplia atendimento: contestação de descontos indevidos pode ser feita nos Correios









A partir desta sexta-feira (30), aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passam a contar com mais um canal oficial para consultar, contestar e acompanhar a análise de descontos indevidos em seus benefícios. Agora, o atendimento está disponível também nas agências próprias dos Correios, reforçando o combate às fraudes e ampliando o acesso da população a seus direitos.

A parceria entre o INSS e os Correios tem como foco principal atender beneficiários que residem em regiões que não possuem unidades próprias do instituto. Com mais de 5.300 agências próprias espalhadas por todo o país, os Correios oferecem infraestrutura pública e capilaridade para garantir atendimento presencial, seguro, gratuito e humanizado, especialmente para o público mais vulnerável.

Segundo o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, a iniciativa reforça o papel social da estatal. “Com equipes treinadas e estrutura adequada, os Correios atuam como extensão do governo federal, assegurando dignidade, segurança e acesso aos direitos fundamentais para todos os cidadãos”, afirmou.

Já o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, destacou que a medida busca eliminar barreiras de acesso e permitir que todos os beneficiários possam exercer o direito de contestar cobranças irregulares. “É um passo importante para proteger aposentados e pensionistas, ampliando o acesso e fortalecendo a justiça social”, declarou.

O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, também celebrou a ampliação do serviço, afirmando que ela é parte de um esforço conjunto do governo federal para atender pessoas que foram prejudicadas por fraudes em empréstimos consignados ou adesões não autorizadas a serviços. “Muitos idosos sequer têm acesso a meios digitais. Por isso, o atendimento ‘olho no olho’ oferecido pelos Correios é essencial para acolher e resolver essas situações”, ressaltou.

Segurança e proteção de dados

O atendimento nas agências dos Correios segue protocolos rigorosos de segurança, com profissionais capacitados e respeito integral à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Isso garante a confidencialidade, rastreabilidade e integridade das informações dos segurados.

Para os municípios que ainda não contam com agências habilitadas, o INSS e os Correios estão organizando ações itinerantes e mutirões de atendimento, garantindo que nenhum beneficiário fique sem acesso ao serviço.

A lista completa das unidades dos Correios habilitadas para realizar esse atendimento está disponível no site oficial da empresa: www.correios.com.br.

AMP/press - Agência BRASIL / Sindijori

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