IPSEMG em PÉ de GUERRA com o Governo ZEMA

O funcionalismo público estadual está enfrentando muitas dificuldades com a atuação situação de sucateamento do IPSEMG (Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais)

IPSEMG em PÉ de GUERRA com o Governo ZEMA

O funcionalismo público estadual está enfrentando muitas dificuldades com a atuação situação de sucateamento do IPSEMG.

O que é o IPSEMG: Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais

O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) atua como órgão responsável por garantir a atenção integral à saúde dos seus beneficiários e gerir a previdência do servidor público estadual.

Com uma previdência centenária, o Instituto é responsável pela administração, gerenciamento e operacionalização do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), de forma a assegurar a concessão e manutenção dos benefícios previdenciários, bem como o relacionamento eficiente com a sociedade civil em geral.

No âmbito da atenção à saúde, possui uma rede própria referência em assistência hospitalar, ambulatorial e odontológica, em todos os níveis de complexidade. Para isso, conta com o Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP), o Centro de Especialidades Médicas (CEM) e a Gerência Odontológica (Geodont), localizados em Belo Horizonte, e com os consultórios das unidades regionais no interior do estado.

De forma complementar e para garantir a capilaridade dos serviços de saúde, o Ipsemg realiza o credenciamento de hospitais, clínicas e laboratórios, em todo o estado, para propiciar a integralidade da rede de atenção à saúde aos seus beneficiários.

Outras reenvidicações

Governo Zema tentou, em 2020, acabar com o Instituto. Muita luta dos sindicatos e resistência na Assembleia Legislativa impediram isso. Mas a prestação de serviços está cada vez mais precarizada.

Para apresentar este diagnóstico e cobrar uma gestão melhor e que atenda as necessidades dos servidores e servidoras realizaremos audiência pública na próxima terça-feira, 16 hs. Todos os sindicatos do funcionalismo foram convidados para este momento.

Você tem alguma demanda, avaliação, questionamento à respeito, envia pra gente: dep.beatriz.cerqueira@almg.gov.br Um abraço, Beatriz Cerqueira, deputada estadual PT/MG