MINAS GERAIS: Ttransporte, hospedagem e alimentação para 36 mil estudantes no Enem 2024

O sucesso da iniciativa foi comprovado já no primeiro dia de prova, quando milhares de alunos puderam se deslocar e realizar o exame bem descansados e alimentados.

MINAS GERAIS: Ttransporte, hospedagem e alimentação para 36 mil estudantes no Enem 2024
SEE / Divulgação

Governo de Minas promove transporte, hospedagem e alimentação para 36 mil estudantes no Enem 2024

Para assegurar que estudantes da rede pública estadual possam realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 com tranquilidade e conforto, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG), destinou R$ 25 milhões para o transporte, hospedagem e alimentação de alunos que precisam se deslocar para cidades diferentes daquelas onde residem. Além de proporcionar acessibilidade, a ação garante suporte integral aos alunos que enfrentam desafios logísticos no dia do exame. Os estudantes também poderão acompanhar a correção ao vivo das provas, em uma iniciativa inédita transmitida pela Rede Minas.

Iniciativa Inovadora

Com um modelo de gestão de recursos que delega às escolas a responsabilidade pelo transporte, alimentação e hospedagem, a ação cobre as necessidades específicas de aproximadamente 36 mil estudantes. A subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Kellen Senra, destacou o impacto dessa medida: “Reconhecemos que muitos estudantes precisam de apoio para se deslocar e, em alguns casos, pernoitar em outros locais. Este aporte financeiro robusto é fundamental para que todos tenham acesso ao Enem de forma digna e confortável”.

Depoimentos dos Estudantes Beneficiados

O sucesso da iniciativa foi comprovado já no primeiro dia de prova, quando milhares de alunos puderam se deslocar e realizar o exame bem descansados e alimentados. Ana Luísa de Magalhães, de 17 anos, estudante do 3º ano da Escola Estadual Waldomiro Mendes de Almeida, em Matipó, na Zona da Mata, celebrou o apoio: “O transporte seguro foi essencial, pois nos trouxe tranquilidade e acalmou nossas famílias, já que estávamos acompanhados por servidores da escola”.

Guilherme Mendes, também de 17 anos, reforçou a importância do apoio oferecido: “Nossa maior preocupação era o deslocamento para outra cidade. O transporte, o almoço e o acompanhamento dos professores nos deixaram mais seguros e nos ajudaram a nos preparar melhor para a prova”.

Correção ao Vivo e Suporte Pedagógico

Além do apoio logístico, o Governo de Minas firmou uma parceria com a editora Estudo Play para a correção ao vivo das provas do Enem, oferecendo uma experiência de aprendizagem estendida. Neste domingo (10/11), as questões de Física, Biologia, Química e Matemática serão analisadas e resolvidas em tempo real. A transmissão ocorrerá na Rede Minas, no canal 9.2, e no YouTube da Secretaria de Educação, das 18h30 às 20h30.

Erik Anderson, diretor pedagógico da Estudo Play, ressaltou a importância desse acompanhamento: “A correção ao vivo oferece um gabarito de referência que permite aos estudantes mapearem seu desempenho antes da divulgação oficial do Inep, que ocorrerá no dia 20 de novembro”.

Resultados e Engajamento dos Estudantes

O impacto da correção ao vivo foi sentido já no primeiro dia, com mais de 4 mil estudantes acompanhando a transmissão pelo YouTube no último domingo (3/11). O gabarito extraoficial do primeiro dia está disponível na plataforma Enem MG, onde os estudantes podem conferir rapidamente seu desempenho, acessando o site ou o aplicativo.

 AMP/press - Agência MINAS / Sindijori