Ibovespa Futuro cai, em início de semana carregada de indicadores relevantes
Ata do Copom, inflação no Brasil e EUA são alguns dos destaques da semana The post Ibovespa Futuro cai, em início de semana carregada de indicadores relevantes appeared first on InfoMoney.

B3 Bovespa Bolsa de Valores de São Paulo (Germano Lüders/InfoMoney) " data-medium-file="https://www.infomoney.com.br/wp-content/uploads/2021/11/DSC_2844.jpg?fit=300%2C200&quality=70&strip=all" data-large-file="https://www.infomoney.com.br/wp-content/uploads/2021/11/DSC_2844.jpg?fit=1280%2C853&quality=70&strip=all">
O Ibovespa Futuro opera com baixa nos primeiros negócios desta segunda-feira (24), com investidores montando suas posições no mercado antes de importantes divulgações ao longo da semana. Dados de inflação nos EUA e no Brasil são destaques, bem como a divulgação da ata da última reunião do Copom e do Relatório de Inflação com novas projeções econômicas do Banco Central.
Os dados do IPCA-15 de junho serão divulgados na quarta. Antes disso, na terça, o Banco Central divulga a ata da reunião em que decidiu por unânimidade manter a Selic em 10,5%. Na quinta o BC divulga o Relatório de Inflação, seguido de entrevista do presidente Roberto Campos Neto e do diretor de Política Econômica, Diogo Guillen, em São Paulo.
Já o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) concede entrevista hoje pela manhã e na tarde desta segunda, além de participar de eventos no Piauí e Maranhão.
As projeções dos analistas para a inflação em 2024 e 2025 voltaram a subir nesta semana, enquanto a estimativa da evolução do PIB para este ano também avançou, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (24) pelo Relatório Focus do Banco Central.
Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de crescimento para os próximos meses e anos
Às 9h13, o índice futuro com vencimento em agosto caía 0,10%, aos 123.065 pontos.
Em Wall Street, os índices futuros operam mistos, com investidores se preparando para receber dados de inflação e do produto interno bruto (PIB) da maior economia do mundo, além do primeiro debate dos candidatos presidenciais das eleições de 2024.
Nesta manhã, Dow Jones Futuro operava com alta de 0,29%, S&P500 subia 0,12% e Nasdaq Futuro caia 0,02%.
Ibovespa, dólar e mercado externo
O dólar comercial caía 0,23%, cotado a R$ 5,428 na compra e R$ 5,429 na venda. Já o dólar futuro (DOLFUT) operava com baixa de 0,10%, indo aos 5.433 pontos.
No mercado de juros, os contratos futuros operavam com alta. O DIF26 subia 0,03 pp, a 11,17%; DIF27, +0,03 pp, a 11,53%; DIF29 +0,02 pp, a 11,94%; DIF31, +0,01 pp, a 12,07%.
Os preços do petróleo operam avançam nesta segunda, depois de subir cerca de 3% na semana passada, devido a sinais de uma procura mais forte de produtos petrolíferos nos EUA, o maior consumidor mundial, e à medida que os cortes da OPEP+ mantiveram a oferta sob controle.
Já as cotações do minério de ferro na China fecharam em forte queda e atingiram os níveis mais baixos em mais de dois meses, puxados por sinais de consumo fraco de aço na China, principal consumidor, e pelo dólar mais forte.
Os mercados da Ásia e do Pacífico fecharam no vermelho em sua maioria, enquanto os investidores aguardavam dados de inflação da Austrália e do Japão no final desta semana. O índice de preços ao consumidor de maio da Austrália, prevista para quarta-feira, estará em foco depois que a governadora do Reserve Bank of Australia, Michelle Bullock, revelou que o banco central discutiu o aumento das taxas em sua última reunião.
Os mercados europeus operam com ganhos, com investidores aguardando decisões de política monetária dos bancos centrais da Suécia e da Turquia, enquanto os recebem dados do PIB da Espanha na terça-feira e da Itália na sexta-feira.
The post Ibovespa Futuro cai, em início de semana carregada de indicadores relevantes appeared first on InfoMoney.